Como fazer escolhas mais saudáveis na cozinha

Como fazer escolhas mais saudáveis na cozinha

O hábito de ter uma alimentação saudável tem crescido ano após ano. Mantê-lo é essencial para garantir o bom funcionamento do corpo e uma vida saudável. 

Mesmo sabendo da importância de uma boa alimentação, com a rotina corrida, às vezes fica difícil optar sempre pelo prato mais saudável, afinal, o tempo anda cada vez mais curto. 

Mas, como é possível ter uma rotina mais saudável em relação às refeições? Vamos listar algumas dicas para incluir no seu cotidiano.

Beba água 

Pode não parecer, mas a água é uma das primeiras escolhas para se iniciar uma rotina de alimentação saudável. Todo funcionamento do corpo depende da água. Ela ajuda na distribuição de nutrientes pelos órgãos do corpo, além de eliminar toxinas pela urina e muito mais. 

Uma boa dica é consumir pelo menos dois litros de água ao dia. Separe uma garrafinha de água e a leve sempre consigo. Outra dica é contar com a ajuda das frutas, que são alimentos com uma boa quantidade de água. 

Prepare seu próprio alimento 

Preparar suas refeições é um grande passo para uma rotina alimentar saudável. 

Além de dar mais autonomia, o preparo da própria comida pode diminuir as calorias de um prato e aumentar o bem estar. Faça boas escolhas de ingredientes e use a imaginação para criar novas e deliciosas receitas. 

Consuma mais vegetais

Frutas, verduras e legumes são grandes aliados da boa saúde, além de ajudar a regular funções do organismo e auxiliar na hidratação. Caso esses alimentos não façam parte da sua rotina, uma dica é ir adicionando aos poucos. Logo eles já farão parte da sua rotina alimentar. 

Fique atento aos temperos 

O sal em grande quantidade é prejudicial à saúde. Existe uma gama enorme de temperos naturais, que além de dar sabor, cor e aroma aos alimentos, são grandes parceiros de uma boa saúde. 

O sal não é sua única fonte de sabor. Opte por ervas e insumos naturais ao temperar seus alimentos, isso irá agregar saúde e qualidade às suas refeições.

Invista nas boas gorduras

Embora a palavra gordura assuste, não são todas que são maléficas quando o assunto é boa saúde. Algumas gorduras são necessárias para o bom funcionamento do corpo, como por exemplo a produção de hormônios e a proteção contra o colesterol ruim. 

Algumas opções de alimentos com gorduras boas são: castanhas, nozes, azeite de oliva extravirgem, entre outros.

Mudar hábitos não é uma tarefa fácil, mas não é impossível. Respeite seus limites e mude sua alimentação no seu tempo. O importante é começar.

Gostou das dicas? Acompanhe nosso blog para ficar por dentro de tudo sobre uma alimentação saudável.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Open chat
Precisa de ajuda?