A cozinha brasileira é conhecida por unir uma grande diversidade de temperos e especiarias vinda de diversas culturas. Sabemos que uma boa comida, só é saborosa graças aos temperos, mas você sabe como usá-los de forma assertiva e mantendo a alimentação saudável?
Listamos alguns temperos que além de deliciosos, são grandes aliados de uma boa alimentação. Confira:
Alho
Tradicional e indispensável na nossa culinária, o alho, além de sabor, proporciona benefícios como por exemplo baixa a pressão arterial e também contém alicina, uma substância conhecida por suas funções anticâncer.
O alho é versátil e cai bem com diversos alimentos como carnes vermelhas, peixes, legumes, entre outros.
Ervas Finas
Um mix feito a base de ervas frescas ou desidratadas, as ervas finas tem em sua composição cebolinha, salsinha, orégano, tomilho, manjericão, entre outras.
Além do sabor inconfundível das ervas finas, elas são boas aliadas na decoração de pratos. Na saúde, elas têm função antioxidante, além de serem indicadas na prevenção de danos celulares.
Louro
O sabor e o aroma inconfundível do Louro está no gosto de muitos apreciadores de temperos naturais. O louro é excelente para acrescentar sabor aos ensopados, molhos, carnes, e principalmente nosso querido feijão.
Ótimo controlador de glicemia e colesterol, o louro também é conhecido por sua eficácia anti inflamatória e antioxidante.
Mostarda
Apesar de ser possível ferver as folhas, são as sementes que são usadas como condimento. Combinam com omeletes, saladas, molhos e também são grandes aliadas da saúde.
Sua ação melhora a digestão e dá uma forcinha para quem quer acelerar o metabolismo. Com esses benefícios, a mostarda ficou ainda mais saborosa, não?
Orégano
O queridinho não podia ficar de fora. Originário da cultura italiana, o orégano está presente na maioria das mesas brasileiras. Além do fácil cultivo, o orégano é excelente acompanhamento de molhos e massas, e claro, dá um toque especial na nossa amada pizza.
Com cerca de 200 compostos antioxidantes, o orégano também previne o envelhecimento precoce. O condimento é facilmente encontrado e de baixo custo.
Páprica
Outro tempero popular na culinária é a páprica. De origem mexicana, a especiaria pode ser encontrada de forma picante ou doce. Ideal para carnes assadas, refogados, sopas e pães, a páprica é citada como parceira do sistema cardiovascular.
Além dos temperos e especiarias naturais, optar pelo uso de produtos artesanais à base de produtos naturais, também fará com que você tenha uma melhor dieta de alimentação saudável.
Espero que as dicas tenham ajudado você a temperar sua alimentação saudável, e se quiser saber mais sobre escolhas e alimentações saudáveis, acesse nosso artigo e coloque a mão na massa.