Conheça os benefícios do tomate para a saúde

molho de tomate

Além de saboroso e versátil, o tomate é rico em nutrientes que são essenciais e muito benéficos para a nossa saúde. Um dos frutos mais presentes na mesa dos brasileiros, o tomate é conhecido por ser um alimento rico em licopeno, que contém forte ação antioxidante e vitaminas dos complexos A e B. 

Os benefícios do tomate são inúmeros, por isso listamos aqui nesse artigo 10 benefícios que vão te deixar ainda mais apaixonada por essa saborosa hortaliça. 

1 – Proteção solar 

Além da ação antioxidante do licopeno, presente em grande quantidade no tomate, ele também é eficaz na proteção solar. O licopeno, uma vez presente no organismo, é capaz de proteger a pele dos danos causados pelos raios ultravioletas. 

2 – Pele mais saudável 

Quem mantém o tomate constantemente na alimentação, pode aproveitar também o benefício de uma pele mais saudável, sem acnes e livre de poros dilatados. Além disso, o tomate também é um excelente aliado no tratamento de pequenas queimaduras na pele. 

3 – Aliado de uma boa visão

Os benefícios do tomate são mesmo surpreendentes, não? Quem consome o fruto também pode ter a visão beneficiada por ele. A grande quantidade de vitaminas A e C, é fundamental para o bom funcionamento da visão e pode até prevenir problemas como a catarata.  

4 – Saúde dos ossos

Devido a presença de vitamina K e cálcio, o tomate é um grande aliado na saúde dos ossos. Auxilia na melhora da massa óssea e ajuda no combate à osteoporose, fortalecendo e reparando os ossos.   

5 – Reduz problemas capilares 

O tomate também auxilia nos cuidados capilares. Sua acidez é capaz de equilibrar o PH do cabelo, promovendo assim mais saúde, brilho e força para os cabelos. 

6 – Ajuda a reduzir o nível de açúcar no sangue

Fonte de mineral Cromo, o tomate pode auxiliar diabéticos a reduzir e regular os níveis de açúcar no sangue. Além disso, o fruto é um alimento de baixa caloria, ideal para a dieta das pessoas que estão buscando perder peso. 

7 – Previne o câncer

Um estudo publicado no Jornal do Instituto Nacional do Câncer, sugere que comer mais tomates reduz os riscos de doenças em órgãos como a próstata, pulmão, estômago, entre outros. 

 8 – Melhora a qualidade do sono 

Estudos comprovam que quem consome licopeno, mineral presente ricamente no tomate, tem noites de sono mais tranquilas e saudáveis se comparado àqueles que não consomem. 

9 – Reduz a pressão arterial 

A vitamina C, o licopeno e outros antioxidantes presentes no tomate, são conhecidos por sua capacidade de melhorar a saúde cardiovascular. Além disso, o tomate também é rico em potássio, vitamina que auxilia na diminuição da pressão arterial. 

10 – Reduz a dor crônica

Devido à presença de agentes anti-inflamatórios como flavonóides e carotenóides, o tomate pode reduzir dores crônicas. O consumo do fruto ajuda a reduzir a inflamação e ainda traz alívio da dor. 

Como aumentar o consumo de tomate

Deu água na boca, né? Então aqui vão alguns produtos que contém tomate para você se deliciar: 

  • O tradicional e delicioso molho de tomate, pode acompanhar vários pratos e fica delicioso com massas. 
  • O inconfundível ketchup, que assim como o tomate, é versátil e saboroso. 
  • Tomate seco é uma ótima opção para quem gosta de inovar nas receitas 
  • Por fim, se você busca algo mais leve, use o tomate puro como acompanhamento na sua salada. 

Os benefícios do tomate não param por aqui, mas agora que você já conhece um pouco mais sobre esse fruto saboroso é hora de adicionar tomate nas suas refeições. Acesse nosso artigo ‘Como fazer escolhas mais saudáveis na cozinha’ e coloque todas as nossas dicas em prática.  

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Open chat
Precisa de ajuda?